domingo, 13 de abril de 2008

Lavagem auricular

A lavagem auricular é simplesmente um "banho" que o especialista dá na parte interna da orelha, ou seja, no ouvido. Essa lavagem é feita com água morna (+ ou - 37ºC) esguichada diretamente no canal auditivo. Dependendo do caso é necessária a utilização de produtos que auxiliam na limpeza. Com isso, todo o cerume que estiver acumulado é retirado.

E como ele se acumula dentro do ouvido?

Isso acontece quando usamos cotonete (o que não é nem um pouco recomendado pelos médicos), quando sofremos alguma infecção, quando a água se acumula dentro do canal (depois do banho de mar ou piscina), e em diversas outras situações.

Os médicos recomendam fazer esta lavagem uma vez ao ano, mas o principal é procurar ajuda quando um dos sintomas se torna um problema no dia-a-dia: a diminuição ou perda parcial da audição.

Isso tem acontecido comigo e é um problema super comum. Quantas pessoas, durante uma conversa, pedem para que a outra pessoa repita duas ou três vezes o que acabou de falar?
Dizem que nesses casos uma lavagem auricular é muito mais do que recomendada, pois aumenta e muito a nossa sensibilidade em ouvir os sons.

4 comentários:

Anônimo disse...

Deixo fazer uma pergunta básica? onde eu marco essa lavagem? no otorrino?

gracias

Francieli Severo disse...

Isso mesmo!! Um otorrino faz esse serviço =)

giovanni gil s. almeida disse...

olá...
gostaria de saber quanto custa + ou - uma lavagem,ok?
obrigado e agurdo!
abraço.

ALENN disse...

É a melhor saída.Mas temo que esse excesso de cerume possa levar a perda consequente da audição.

Blogger template 'PurpleRush' by Ourblogtemplates.com 2008